Consultora X Sex Shop



Consultora de produtos Eróticos ou ser dona de um Sex Shop?


São várias as pessoas que me perguntam se é melhor ter uma loja física ou ser Consultora! Outra pergunta comum é: A Internet e a Consultora vão acabar com o Sex Shop?

Vou tentar me posicionar e falar um pouco sobre a leitura que faço destas variantes de mercado e nossos possíveis canais de venda.


Consultora X Sex-Shop

Ao meu ver, não existe o que é melhor ou o que é pior. Na realidade são dois canais de vendas distintos cada um com suas peculiaridades, o que vale na verdade é estarmos felizes com a opção que escolhemos e saber as principais diferenças entre os canais.

Tenho acompanhado vários casos de Consultores(as) de sucesso que montaram lojas físicas e continuaram a obter lucros assim como outros que não planejaram e não tinham conhecimento de varejo o suficiente para sustentar a loja.

Vamos tentar entender as principais diferenças entre os dois modelos de negócio, afim de, minimizar os riscos e concluir nosso empreendimento com êxito.


Abaixo veja o quadro que deve ser bem analisado antes de se tornar proprietário(a) de uma loja :
Diferença entre Consultor(a) e Sex Shop...


Diferença entre Consultor(a) e Sex Shop...




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Custos Fixos

Custos fixos são aqueles que indiferente do volume de vendas eles terão que ser honrados todo o mês, contas como aluguel, água, luz, funcionário e telefone estarão presentes no orçamento da maioria das lojas físicas.

A Consultora por sua vez tem um custo fixo bem reduzido, pois quase sempre sua residência se torna o escritório e isso diminui em muito a despesa.



Horário de Funcionamento

É claro que em um modelo de loja física o empreendedor terá que cumprir um horário pré-estabelecido, geralmente de 9:00 às 18:00. Quando dizemos que a Consultora tem um horário flexível, isso não quer dizer que ela trabalhe menos, pois o seu ganho é relativo ao tempo que dedica ao negócio, um fator de sucesso que observei em várias Consultoras que entrevistei foi justamente o comprometimento.


Clientes

No modelo físico o ponto comercial é estático e o empreendedor deve se mexer para buscar novos clientes usando de ferramentas de publicidade ou pagar um aluguel de maior valor em uma localização privilegiada.
Já para os Consultores(as) não existe limite de clientes ou área física, pois eles podem atender clientes em seu bairro, faculdade, trabalho e até mesmo em uma viagem a outro estado ou país.


Material de Divulgação

 Quando temos uma loja física, escolhemos um nome para ela e temos que divulgar este nome assim como todo nosso material publicitário deve estabelecer a identidade da nossa marca. Geralmente os impressos são orçados pela quantidade e quanto maior a quantidade, menor é o preço.
No modelo de Consultoria, a empresa que está por trás do profissional em vendas geralmente é quem faz todo o trabalho de divulgação e contrata a impressão e rateio do material de publicidade, com isso consegue um preço infinitamente inferior ao da loja.


A Internet e Consultora vão acabar com o Sex Shop ?

Acredito que não. Como tenho dito, são apenas canais diferenciados, acho que um complementa o outro, imagine um consumidor que jamais teria coragem de entrar em um Sex Shop e foi atendido por uma Consultora ou adquiriu um produto através da internet, hoje este cliente rompeu alguns de seus tabus e provavelmente seria capaz de adentrar ao Sex-Shop.
Outra questão que venho discutindo e provavelmente farei uma matéria no site para falar a respeito é a transição do modelo Sex-Shop para Boutique Erótica, que seria o novo modelo de vendas de artigos eróticos físico, mais harmonioso, claro e com conceito moderno e menos restritivo.


CONSIDERAÇÕES

O que gostaria de deixar claro aqui é que não existe mocinho ou bandido nessa história. São apenas formas de comercialização diferentes, que tem o mesmo propósito: chegar ao público final.

O importante e você estar feliz com o que está fazendo e da forma que se propôs a fazer, desta forma, o que vale e seguir atrás de nossos sonhos acreditando no sucesso em função do nosso empenho e amor pelo negócio.



Paulo Arêdes Matos Junior



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